sábado, 19 de outubro de 2013

Softbox caseira

Com o Opus se aproximando cada vez mais, tenho pesquisado sobre iluminação apara ajudar na hora de fotografar as peças. Acontece que esses equipamentos são caros, principalmente para um universitário como eu, então resolvi procurar no Youtube vídeos ensinando a fazer um Softbox caseiro. De cara consegui encontrar um vídeo bem legal e também resolvi fazer o meu. Claro que o resultado está longe de equipamentos profissionais, mas é melhor do que fotografar no escuro.

Abaixo coloco o vídeo e as fotos do Softbox que eu fiz.

(Pule o blablablá: 4:35)


No vídeo ele usa um flash, mas como também não tenho um, fiz o meu Softbox de iluminação contínua usando uma lâmpada fluorescente mais fraca.

Você vai precisar de:

- 1 caixa de isopor (tente pegar alguma que seja branca, não pegue uma de cor como eu fiz, a luz reflete a cor da caixa e atrapalha na foto)
- 1 lâmpada fluorescente de 12w (se sua caixa for maior, talvez precise de uma lâmpada mais forte)
- 1 boquilha para lâmpada (dessas normais que ficam aí no teto da sua casa - você pode comprar um em qualquer eletrônica, acho que alguns já vem com tomada)
-Papel alumínio (no vídeo ele também não usa, mas quis colocar no meu pra luz refletir um pouco mais)
-Cola para isopor (caso você coloque alumínio dentro da caixa).
- Papel vegetal ou papel manteiga

  1. Faça um furo na caixa de isopor no mesmo tamanho da boquilha.
  2. Passe cola dentro da caixa toda e  pregue o papel alumínio (paciência de monge e mão de fadinha pra pregar essa "budega" sem embolar huasuhsauh)
  3. Encaixe a boquilha na caixa e coloque a lâmpada por dentro da caixa.
  4. Cubra a caixa com o papel vegetal. Se quiser, aumente o número de papel pregado na tampa para deixar a luz mais suave.

No que eu fiz, abri um buraco na tampa para encaixar o papel vegetal e preguei com alfinetes, assim fica mais fácil pra trocar a lâmpada caso eu precise.

Tcharããã:




Aqui a diferença: a primeira foto sem usar, e a segunda usando o Softbox caseiro. Na foto só usei um, se eu tivesse feitos com dois o resultado teria sido ainda melhor e com menos sombras. Como disse, não se compara ao equipamento profissional, mas já quebra um galho.







Um comentário: